Amigdalite e os efeitos no ouvido

Amigdalite
A amigdalite é caracterizada pela inflamação com inchaço das amígdalas. As amígdalas são gânglios localizados nas laterais da garganta, na parte mais funda da boca. 
Os sintomas da inflamação nas amígdalas são mais vivenciados no inverno, época do ano em que a variação de temperatura, ar seco e aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita o contágio de vírus e bactérias. 

Principais sintomas da amigdalite

Apesar de benigna, a amigdalite pode trazer grandes transtornos a crianças e adultos. Seus principais sintomas são:
  •  Febre;
  • Dificuldade e dor para engolir; 
  • Dificuldade respiratória;
  • Dor de ouvido
Podem surgir sintomas nasais, como coriza, congestão e secreção nasal e tosse.

Como tratar amigdalite

Ainda que a maioria dos casos de inflamação nas amígdalas seja de origem viral, e por isso não necessita de tratamento específico, o médico deve ser consultado sempre que houver sintomas.

Otites podem ser causadas por amigdalites?

Em geral os vírus e bactérias que causam as amigdalites e as otites são os mesmos, por isso essa associação das duas condições.
A otite média aguda é frequentemente diagnosticada em pessoas que já apresentavam quadro de infecção de via aérea superior ou até mesmo amigdalites. Situações que ocorrem principalmente nos meses mais frios do ano.

Como ocorre o desenvolvimento de otite no organismo?

A maioria das pessoas pensa que a otite se desenvolve mediante condições externas, ou seja, influências que atingem o canal auditivo externo. Por isso muita gente tem receio das correntes de ar e vento. 
Porém, o mecanismo de desenvolvimento da otite é bem diferente. 
Durante uma amigdalite, gripe ou resfriado, secreções podem subir pela tuba auditiva, também conhecida como trompa de Eustáquio, localizada entre o ouvido médio e a parte de trás do nariz, sendo o canal de arejamento do ouvido. 
Principalmente em crianças, a trompa de Eustáquio (ou tuba auditiva) tende a ser pequena e, por isso, as secreções têm facilidade em chegar ao ouvido médio, criando uma infecção que leva à dor no ouvido.

Como é possível evitar as amigdalites e otites?

Poluentes respiratórios, como tabaco (mesmo em passivos), funcionam como fatores de risco para amigdalites e otites. Por isso, uma maneira de se manter saudável é passar longe dessas substâncias. 
Uma boa alimentação também auxilia na manutenção do sistema imunológico, o que garante que o corpo consiga combater vírus e bactérias. 
O uso de vacinas contra gripe também tende a diminuir o número de otites individualmente, o que a longo prazo pode significar muitos casos evitados.

Share by: