Dreno de ouvido

Tubo de ventilação ou dreno de ouvido sobre o dedo de um adulto
Tubo de ventilação sobre o dedo de um adulto
Entenda a importância do tubo de ventilação ou dreno de ouvido quais os cuidados necessários .

O que são drenos de ouvido?

Drenos de ouvido ou tubos de ventilação também conhecidos como tubo de miringotomia, tubo de timpanostomia ou tubo de equalização de pressão são pequenas estruturas
cilíndricas de silicone que são inseridas cirurgicamente no tímpano e permitem a ventilação da orelha média.
Normalmente, os drenos de ouvido não devem causar dor nem perda de audição.

Quando são indicados os tubos de ventilação?

São indicados, em geral, para crianças que apresentam otites de repetição, que acumulam secreção na orelha média sem a apresentação de outros sintomas, conhecida como otite média silenciosa, quando a criança apresenta perda auditiva ou até dificuldade para o desenvolvimento da fala e atraso no desenvolvimento escolar.  Os drenos de ouvido permitem que secreção acumulada atrás do tímpano seja drenada, o que ajuda a prevenir a otite.

Quanto tempo os drenos de ouvido permanecem no tímpano?

Em geral, os drenos de ouvido permanecem em média de 6 meses a 1 ano e caem sozinhos, cicatrizando o tímpano na maior parte das vezes. São raros os casos que necessitam remoção cirúrgica.

É necessário fazer cirurgia no ouvido para a colocação do dreno?

Sim, é necessário realizar um procedimento cirúrgico de baixa complexidade para colocar um dreno no ouvido. Essa cirurgia no ouvido é feita de forma extremamente rápida e será explicada com maior profundidade logo abaixo.
Dreno de ouvido tubo no ouvido dreno no ouvido quais os cuidados cirurgia no ouvido
Dreno de ouvido aplicado ao tímpano

Como é o procedimento de colocação dos tubos de ventilação?

O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob anestesia, realizado através de microscópio ou endoscópio e em geral dura em torno de 30-40 minutos. O cirurgião faz uma micro incisão no tímpano, aspira a secreção existente na orelha média e posiciona o dreno.
Após o procedimento indica-se repouso no mesmo dia, pela anestesia.  No dia seguinte da colocação do tubo de ventilação pode-se retomar as atividades normais.
Mesmo com a colocação do dreno, infecções de ouvido podem ocorrer ocasionalmente. Em alguns casos, após a queda do dreno de ouvido, pode haver necessidade de nova colocação.

Quais os cuidados devemos ter após a colocação do dreno no ouvido?

Os dois cuidados mais importantes enquanto os tubos de ventilação permanecem nos ouvidos são: fazer a revisão constante com seu otorrino e também de não molhar os ouvidos.
Frequentemente, recomendo o uso de tampões de ouvido. Os melhores são de silicone e feitos sob medida com prescrição médica.
A exposição do ouvido com o dreno a água pode causar secreção amarelada com mau cheiro nos ouvidos. Nestes casos, a visita ao seu otorrino é necessária, pois, geralmente, o tratamento é feito com gotas de antibiótico tópico.

Como evitar a necessidade de drenos de ouvido?

Após a recomendação cirúrgica, não há mais muito a ser feito. Entretanto, a indicação de drenos de ouvido é normalmente devido ao acúmulo de secreção nas vias aéreas superiores (secreção nasal) que acaba chegando atrás do tímpano gerando acúmulo de secreção no ouvido. Um hábito que recomendo para prevenir a formação de secreção nasal e consequente acúmulo de secreção no ouvido é a lavagem constante do nariz.
Para lavar o nariz da criança, você vai precisar de:
  • Soro fisiológico;
  • 1 seringa;
  • 1 aspirador nasal (caso a criança ainda não saiba assoar o nariz).
No vídeo abaixo, você pode ver como realizar o procedimento:
É importante que sejam observados todos os procedimentos e verificar que a criança deve estar sentada ou em pé. A lavagem demonstrada pode ser realizada em bebês a partir dos 3 meses. Minha recomendação é:
  • Lavar todos os dias pela manhã e a noite, mesmo que o bebê não apresente secreção nasal;
  • Quando o bebê ou criança apresentar secreção nasal, intensificar o procedimento e lavar sempre que perceber o acúmulo de secreção nasal.
É normal que nas primeiras vezes, as crianças não gostem e reclamem bastante. Porém, com o tempo, elas se acostumam e até gostam de lavar o nariz, pois sentem alívio e respiram melhor.

Quais os riscos da colocação de drenos de ouvido?

A colocação do tubo de ventilação ou dreno é na maior parte das vezes um procedimento simples, porém realizado em centro cirúrgico, pela necessidade de anestesia. Raramente apresenta complicações, que podem incluir:
  • Persistência de perfuração no tímpano após a queda do dreno, que pode acarretar necessidade de cirurgia para fechamento do tímpano, uma timpanoplastia
  • Obstrução do dreno por cera, coágulo de sangue ou secreção
  • Persistência de secreção na orelha que drena pelo tubo de ventilação
  • Perda auditiva
  • Queda muito precoce ou ausência de queda espontânea do dreno de ouvido ou tubo de ventilação aplicado ao tímpano, que necessite intervenção cirúrgica
  • Riscos da anestesia – com a avaliação e procedimentos pré-anestésicos adequados, que inclui jejum, avaliação do histórico de doenças pregressas ou de alergias medicamentosas, esses riscos são mínimos

O que fazer com o dreno cirúrgico entupido?

Em casos de dreno cirúrgico entupido é recomendado consultar um otorrinolaringologista, que diagnosticará a causa do dreno cirúrgico entupido e realizará o procedimento necessário para sua remoção ou limpeza.

Veja mais:

Alguns sintomas comuns:

Outros sintomas comuns de pacientes que consultam um otorrinolaringologista são:

Share by: