Dor de ouvido
Como identificar a dor de ouvido no bebê?
- Febre;
- Coceira no ouvido;
- Irritabilidade e choro fácil;
- Dificuldade em dormir;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para ouvir sons mais baixos;
- Perda de equilíbrio.
O que pode causar a dor de ouvido?
- Otite média aguda
– geralmente causada por quadro viral ou bacteriano, que ocorre junto ou após gripes e resfriados. Costuma ocorrer com febre e irritabilidade associadas.
- Otite externa
– geralmente causada pela introdução de objetos, como cotonetes, grampos no canal auditivo externo ou após banhos de mar ou piscina.
- Trauma – a introdução de objetos no canal auditivo externo, pode causar lacerações da pele do canal auditivo externo e também com perfuração da membrana timpânica.
- Disfunção temporomandibular e problemas de oclusão dentária – problemas na articulação da mandíbula, como bruxismo ou deslocamento da articulação, que geram piora da dor ao abrir a boca para bocejar ou mastigar, por exemplo. Nestes casos pode-se colocar uma compressa quente junto do ouvido e da articulação da mandíbula para aliviar a dor, mas é importante consultar o otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado.
- Barotrauma – Durante viagens de avião: normalmente, é causada variação de pressão na cabine da aeronave, que ocorre, na grande maioria das vezes, durante os pousos e decolagens. Nestas situações, recomendo mascar chiclete, bocejar ou fechar o nariz com os dedos e forçar o ar a sair pelo nariz tampado. Já no caso dos bebês, dar uma mamadeira durante as decolagens e pousos é a maneira mais usual de evitar a dor no ouvido.
Como aliviar dor de ouvido?
Outros sintomas comuns:
Outros sintomas comuns de pacientes que consultam um otorrinolaringologista são:
-
Secreção NasalItem de lista 2
Os termos "rinorreia" e "rinite" são frequentemente usados para se referir ao nariz escorrendo. Porém, a rinorreia pode ser uma secreção nasal fina e clara, tipo água ou espessa e de coloração amarelo-esverdeada.
-
Dor de gargantaItem de lista 3
A dor de garganta, na maioria das vezes, pode indicar doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, e é um sintoma comum caracterizado por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar.
-
Tosse
Uma tosse ocasional é normal e saudável. Uma tosse que persiste por várias semanas ou quando apresenta secreção, seja incolor, verde, amarela ou com sangue, pode indicar uma situação que precise de atenção médica.
-
Zumbido
O zumbido no ouvido (também conhecido como “tinnitus”, tinido ou zunido) é a percepção de ruído ou chiado nos ouvidos. O zumbido afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas, por isso é um problema comum.
Embora seja incômodo, o zumbido geralmente não é sinal de algo sério.
-
Tontura
A tontura é um termo usado para descrever uma gama de sensações, como desequilíbrio, sensação de flutuação ou zonzura. A tontura que cria a falsa sensação de que você ou o ambiente estão girando ou se movendo é chamada de vertigem.