Zumbido no ouvido

- apito
- pulsação no ouvido como se ouvisse a batida do coração barulho de um grilo
- ouvido chiando
Quais os tipos de zumbido?
- O zumbido subjetivo é o que apenas você pode ouvir e é o tipo mais comum. Pode ser causado por problemas no ouvido externa, média ou interna (cóclea e nervo auditivo).
- O zumbido objetivo é o zumbido que o seu médico pode ouvir quando faz um exame. Este tipo de zumbido é extremamente raro e pode ser causado por um problema circulatório, ou até contrações musculares involuntárias.
Quais são as causas do zumbido?
- Perda auditiva relacionada à idade (Presbiacusia):
Para muitas pessoas, a audição piora com a idade, geralmente começando em torno dos 60 anos. O zumbido pode ser o primeiro sinal de perda auditiva.
- Exposição ao ruído alto:
Ruídos altos, como os de equipamentos pesados e armas de fogo, são fontes comuns de perda auditiva relacionada ao ruído. Dispositivos de música portáteis, como leitores de MP3 ou iPods, também podem causar perda auditiva relacionada ao ruído se forem ouvidos em alto volume durante longos períodos. O zumbido causado por exposição a curto prazo, como ir a um show de rock, geralmente desaparece; A exposição prolongada a sons altos podem causar danos permanentes.
- Bloqueio por cera:
A cera protege seu canal auditivo bloqueando a sujeira e diminui o crescimento das bactérias. O acúmulo de muita cera, pode causar o zumbido.
- Otosclerose:
doença genética, que acontece mais em mulheres que homens, cursa com uma rigidez de um ossículo do ouvido médio, o estribo, causando uma perda auditiva na condução do som e pode causar zumbido.
- Doença de Meniére: O zumbido pode ser um indicador precoce da doença de Meniére, um distúrbio da orelha interna, composta pelo labirinto e pela cóclea que pode ser causado pelo aumento da pressão do fluído interno do ouvido. Muitas vezes aparece antes do paciente apresentar crises de tontura.
- Distúrbios da ATM:
Problemas com a articulação temporomandibular,
- Neuroma acústico:
Este tumor benigno, não muito comum, que se desenvolve no nervo auditivo e apresenta crescimento lento. Também chamado de schwannoma vestibular, esta condição geralmente causa zumbido em apenas uma orelha.
Outros sintomas comuns:
Outros sintomas comuns de pacientes que consultam um otorrinolaringologista são:
-
Dor de ouvidoItem de lista 1
De forma geral, a dor de ouvido é mais frequente em bebês e crianças, que apresentam maiores chances de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo, uma vez que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Isto ocorre principalmente após uma gripe ou resfriado.
-
Secreção NasalItem de lista 2
Os termos "rinorreia" e "rinite" são frequentemente usados para se referir ao nariz escorrendo. Porém, a rinorreia pode ser uma secreção nasal fina e clara, tipo água ou espessa e de coloração amarelo-esverdeada.
-
Dor de gargantaItem de lista 3
A dor de garganta, na maioria das vezes, pode indicar doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, e é um sintoma comum caracterizado por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar.
-
Tosse
Uma tosse ocasional é normal e saudável. Uma tosse que persiste por várias semanas ou quando apresenta secreção, seja incolor, verde, amarela ou com sangue, pode indicar uma situação que precise de atenção médica.
-
Tontura
A tontura é um termo usado para descrever uma gama de sensações, como desequilíbrio, sensação de flutuação ou zonzura. A tontura que cria a falsa sensação de que você ou o ambiente estão girando ou se movendo é chamada de vertigem.