Zumbido no ouvido

Zumbido no ouvido pulsação no ouvido Ouvido Chiando
O ouvido chiando ou zumbido no ouvido (também conhecido como “tinnitus”, tinido, zunido ou pulsação no ouvido) é a percepção de ruído ou chiado nos ouvidos. É um problema relativamente comum, pois afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas. Ele não é um problema em si - é um sintoma de uma condição subjacente, como perda de audição relacionada à idade, lesão no ouvido ou uma desordem do sistema circulatório.
Embora seja incômodo, o zumbido geralmente não é sinal de algo sério. 
O zumbido e a pulsação no ouvido trazem a sensação irritante de ouvir som quando nenhum som externo está presente e pode ser identificado como diversos sons, tais como:
  • apito
  • pulsação no ouvido como se ouvisse a batida do coração barulho de um grilo
  • ouvido chiando 
O ruído fantasma pode variar no tom de um rugido baixo até um grito alto, e você pode ouví-lo em uma ou em ambas as orelhas. Em alguns casos, o som pode ser tão alto que pode interferir na sua capacidade de se concentrar ou ouvir o som real e pode estar presente o tempo todo, ou pode ir e vir e costuma piorar a sua percepção no silêncio.

Quais os tipos de zumbido?

Existem dois tipos de zumbido:
  • O zumbido subjetivo é o que apenas você pode ouvir e é o tipo mais comum. Pode ser causado por problemas no ouvido externa, média ou interna (cóclea e nervo auditivo). 
  • O zumbido objetivo é o zumbido que o seu médico pode ouvir quando faz um exame. Este tipo de zumbido é extremamente raro e pode ser causado por um problema circulatório, ou até contrações musculares involuntárias.

Quais são as causas do zumbido? 

Descubra o que pode deixar o ouvido chiando ou zumbindo
Uma série de condições de saúde podem causar ou piorar o zumbido. Em muitos casos, um motivo exato nunca é encontrado.
A causa mais comum do zumbido é um dano das células da cóclea, no ouvido interno, que na maior parte das vezes ocorrem por degeneração que acontece com o avançar da idade.
Outros problemas no ouvido, condições de saúde crônicas e alterações neurológicas que afetem as vias auditivas podem também ser outras causas do zumbido.
Em muitas pessoas, o zumbido e pulsação no ouvido pode ser causado por uma dessas condições: 
Em muitas pessoas, o zumbido pode ser causado por uma dessas condições:
  • Perda auditiva relacionada à idade (Presbiacusia): Para muitas pessoas, a audição piora com a idade, geralmente começando em torno dos 60 anos. O zumbido pode ser o primeiro sinal de perda auditiva. 
  • Exposição ao ruído alto: Ruídos altos, como os de equipamentos pesados e armas de fogo, são fontes comuns de perda auditiva relacionada ao ruído. Dispositivos de música portáteis, como leitores de MP3 ou iPods, também podem causar perda auditiva relacionada ao ruído se forem ouvidos em alto volume durante longos períodos. O zumbido causado por exposição a curto prazo, como ir a um show de rock, geralmente desaparece; A exposição prolongada a sons altos podem causar danos permanentes.
  • Bloqueio por cera: A cera protege seu canal auditivo bloqueando a sujeira e diminui o crescimento das bactérias. O acúmulo de muita cera, pode causar o zumbido.
  • Otosclerose: doença genética, que acontece mais em mulheres que homens, cursa com uma rigidez de um ossículo do ouvido médio, o estribo, causando uma perda auditiva na condução do som e pode causar zumbido. 
  • Doença de Meniére: O zumbido pode ser um indicador precoce da doença de Meniére, um distúrbio da orelha interna, composta pelo labirinto e pela cóclea que pode ser causado pelo aumento da pressão do fluído interno do ouvido. Muitas vezes aparece antes do paciente apresentar crises de tontura.
Outras causas de zumbido e pulsação no ouvido são menos comuns, como:
  • Distúrbios da ATM: Problemas com a articulação temporomandibular, 
  • Neuroma acústico: Este tumor benigno, não muito comum, que se desenvolve no nervo auditivo e apresenta crescimento lento. Também chamado de schwannoma vestibular, esta condição geralmente causa zumbido em apenas uma orelha.
O tratamento do zumbido e pulsação no ouvido, depende de sua causa. O tratamento de uma causa subjacente identificada às vezes ajuda. Alguns tratamentos reduzem ou mascaram o ruído, tornando o zumbido menos perceptível.

Outros sintomas comuns:

Share by: