Secreção Nasal: quando procurar um otorrino?

Secreção nasal amarela secreção nasal transparente muco nasal em excesso Catarro Grosso

Tipos de secreção nasal e o que cada uma significa

Secreção nasal transparente

A secreção nasal sem coloração aparente é natural e até mesmo esperada de tempos em tempos (em pequenas quantidades). 
Por outro lado, no caso de a quantidade ser elevada, pode significar um quadro de alergia ou irritação da mucosa, já que se trata da secreção nasal mais associada a doenças. 

Secreção nasal branca

A secreção de coloração branca, quando em grande quantidade na cavidade nasal, costuma indicar a presença de infecções bacterianas ou virais. 
Além delas, reações alérgicas, problemas gastrointestinais e refluxo também podem provocar o aparecimento da secreção dessa cor. No geral, costuma ser espessa e não escorre, precisando ser expirada pelo indivíduo. 

Secreção nasal verde (ou amarelada)

A secreção nasal verde (ou amarelada), geralmente, é a que aparece após a secreção branca. Ela indica que pode haver a presença de patógenos no trato respiratório do paciente, especialmente bactérias. 
Em grande parte das vezes, também é espessa a provoca obstrução nasal. O tratamento para esse caso vai depender do caráter da infecção.

Secreção nasal com sangue (ou catarro com sangue)

Secreção nasal com sangue (ou catarro com sangue) é distinguida por apresentar coloração avermelhada. Ela indica a existência de lesões nas paredes nasais, mas nada que seja tão grave. 
Alguns quadros de asma podem também apresentar secreções mais rosadas, em decorrência de problemas nos brônquios. 
O Catarro com sangue pode ser um importante sinal de que há problemas no sistema respiratório, de modo que é recomendado procurar um otorrinolaringologista após observar este sintoma.

Como prevenir e tratar a secreção nasal em bebês e crianças?

Tratamento secreção nasal infantil catarro com sangue
O nariz é uma porta de entrada para vírus e bactérias e por isso, a forma mais eficaz de prevenir infecções de vias aéreas superiores é fazer lavagem do nariz de bebês, crianças e também dos adultos com soro fisiológico.
Não há contra-indicações e o procedimento pode ser feito várias vezes ao dia. Eu costumo recomendar que enquanto a criança esteja produzindo secreção, a lavagem deve ser realizada pelo menos 6 vezes ao dia. Nos meses de inverno, quando os pequenos estão mais suscetíveis às infecções, mesmo que o nariz não esteja escorrendo, recomendo que o nariz seja lavado pelo menos duas vezes ao dia.
É normal que nas primeiras vezes, as crianças não gostem e reclamem bastante. Porém, com o tempo, elas se acostumam e até gostam de lavar o nariz, pois sentem alívio e respiram melhor.
Para lavar o nariz, você vai precisar de:
  • Soro fisiológico;
  • 1 seringa;
  • 1 aspirador nasal (caso a criança ainda não saiba assoar o nariz).
No vídeo abaixo, você pode ver como realizar o procedimento:

Quando a secreção nasal indica necessidade de ajuda médica?

A secreção nasal incomoda e é desconfortável, mas geralmente desaparece por conta própria. Normalmente a secreção nasal não é sinal de problemas mais graves, mas a ela pode ser mais séria em bebês, especialmente se acompanhada de febre.
Outros sintomas além de febre, como tosse, dores no corpo e dor de cabeça também são indicativos de que está na hora de procurar ajuda profissional. 
Você deve procurar um médico se:
  • Seus sintomas duram mais de 10 dias.
  • Você tem febre alta.
  • Estiver com secreção nasal amarela ou esverdeada e é acompanhada de dor de cabeça, nos seios da face ou febre. Isso pode ser um sinal de uma infecção bacteriana.
  • Seu filho tem menos de 6 meses e está com febre.
  • Se você ou seu filho apresentarem dificuldade respiratória associadas
  • Estiver com produção anormal de secreção nasal (acima da média) por mais de 15 dias.
Até procurar o seu médico, experimente estes passos simples para aliviar os sintomas:
  • Lavar o nariz com soro fisiológico e assoar após, como no vídeo acima
  • Ingerir bastante água
  • Evite inalar substâncias de cheiros fortes ou fumaça de cigarro

Devo consultar um médico ao detectar o catarro grosso?

O Catarro grosso pode ser um indicador de outros problemas 
Ao identificar um catarro grosso, ou com aspecto diferente do normal, é sempre aconselhável  procurar um otorrino, pois isso evita que algum problema nas vias aéreas passe despercebido.


Veja mais:

Outros sintomas comuns:

Share by: