Mastoidite aguda: causas, sintomas e tratamento

A mastoidite aguda é uma inflamação do osso mastoide, que se localiza exatamente atrás da orelha, e é mais presente em crianças menores de 2 anos (ainda que possa acontecer em qualquer idade ao longo da vida). 
A doença geralmente acomete quem sofre alguma complicação advinda de otite média, em que os microrganismos causadores da infecção se espalham para além do ouvido, chegando ao osso. 

Mastoidite aguda: diagnóstico

A infecção aguda da mastoide causa uma inflamação intensa no osso, o que provoca dor, inchaço e vermelhidão ao redor do ouvido, além da presença de secreção purulenta e febre. 
No caso de apresentar tais sintomas, é preciso que haja avaliação do paciente por um médico otorrino, para que o diagnóstico seja comprovado e o tratamento com medicamentos iniciado o mais rápido possível, cuidando para que não haja complicações neurológicas, como um abcesso cerebral e meningite. 

Causas da mastoidite aguda

Nos casos mais comuns, a mastoidite surge como decorrência de um episódio de otite média aguda que não foi medicada ou que foi tratada de forma incorreta, o que pode acontecer ao adotar dosagens erradas, falta de comprometimento com o tratamento indicado, ou se o medicamento utilizado não for suficiente para sanar com o microrganismo causador. 
Os microrganismos causadores (mais comuns) desse tipo de infecção são Haemophilus influenzae, Pneumococos, Staphylococcus pyogenes, Pseudomonas aeroginosa, dentre outros, que conseguem se disseminar pelo ouvido até atingir o osso temporal (mastoide).

Principais sintomas da mastoidite aguda

Os sintomas mais relatados em quadros de mastoidite aguda são:
  • Dor latejante e persistente, tanto no ouvido quanto na região ao redor dele;
  • Inchaço e vermelhidão na região atrás da orelha;
  • Febre;
  • Surgimento de uma protuberância atrás da orelha, muito semelhante a um caroço, que pode ser confundida com outras doenças;
  • Diminuição da capacidade auditiva, tanto pelo acúmulo de secreção amarelada, quanto pelo tímpano (e outras estruturas responsáveis pela audição) estar comprometido;
  • Presença de secreção amarelada no ouvido.

Qual é o tratamento para mastoidite aguda

O tratamento da mastoidite deve ser indicado pelo médico otorrino, e geralmente ocorre por meio de antibióticos por via venosa.
No caso de haver formação de abscesso, ou caso o paciente não apresente melhora clínica após o uso de antibióticos, o médico poderá optar pelo processo de drenagem da secreção, por meio de procedimento chamado miringotomia (drenagem através da membrana timpânica). Em casos mais graves, o médico poderá ter que realizar a abertura da mastoide para efetuar a limpeza do local. 

Ao realizar o diagnóstico, o médico deve levar em consideração os sintomas, exames do ouvido e, se preciso, também pode solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética, no caso de complicações neurológicas. 

Share by: