Tontura ou Vertigem

Quais os sintomas das alterações de funcionamento do labirinto?
- Uma falsa sensação de movimento ou giro (vertigem)
- Sensação de fraqueza
- Insegurança ou perda de equilíbrio
- Flutuação ou cabeça pesada
Quais são as causas de tonturas?
- Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB):
Esta condição causa uma sensação de vertigem intensa e breve (segundos). Esses episódios são desencadeados por movimentos rápidos da cabeça, como quando você se vira na cama ou ao se levantar. A VPPB é a causa mais comum de vertigens e é causada por movimentação dos otólitos, que são como “cristais” que se situam no labirinto e são responsáveis pelo nosso equilíbrio.
- Neuronite vestibular:
Geralmente é uma vertigem súbita e intensa que dura horas a dias, com náuseas e vômitos e que pode impedir que a pessoa consiga ficar em pé. Não altera a audição e às vezes necessita internação hospitalar para tratamento dos sintomas mais intensos. Geralmente, ocorre por uma alteração do funcionamento do nervo vestibular, causada por alterações vasculares ou de origem viral.
- Labirintite:
Os sintomas são muito parecidos com o da neuronite vestibular, porém causa perda auditiva associada. Costuma ser mais rara que as anteriores e pode ter causa viral ou bacteriana.
- Doença de Ménière:
Esta doença envolve o excesso de acumulação de fluídos que circulam no interior do ouvido interno. É caracterizada por episódios súbitos de vertigem que podem durar até várias horas e perda de audição flutuante (audição melhora após passada a crise de vertigem), zumbido no ouvido e abafamento da audição.
- Enxaqueca:
Pessoas que têm enxaquecas podem ter episódios de vertigens ou outros tipos de tonturas mesmo quando não estão sentindo dor de cabeça severa. Tais episódios de vertigem podem durar minutos a horas e podem estar associados a dor de cabeça, e sensibilidade à luz e ruídos.
Outros sintomas comuns:
Outros sintomas comuns de pacientes que consultam um otorrinolaringologista são:
-
Dor de ouvidoItem de lista 1
De forma geral, a dor de ouvido é mais frequente em bebês e crianças, que apresentam maiores chances de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo, uma vez que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Isto ocorre principalmente após uma gripe ou resfriado.
-
Secreção NasalItem de lista 2
Os termos "rinorreia" e "rinite" são frequentemente usados para se referir ao nariz escorrendo. Porém, a rinorreia pode ser uma secreção nasal fina e clara, tipo água ou espessa e de coloração amarelo-esverdeada.
-
Dor de gargantaItem de lista 3
A dor de garganta, na maioria das vezes, pode indicar doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, e é um sintoma comum caracterizado por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar.
-
Tosse
Uma tosse ocasional é normal e saudável. Uma tosse que persiste por várias semanas ou quando apresenta secreção, seja incolor, verde, amarela ou com sangue, pode indicar uma situação que precise de atenção médica.
-
Zumbido
O zumbido no ouvido (também conhecido como “tinnitus”, tinido ou zunido) é a percepção de ruído ou chiado nos ouvidos. O zumbido afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas, por isso é um problema comum.
Embora seja incômodo, o zumbido geralmente não é sinal de algo sério.