Surdez repentina

Perda de audição surdez repentina com zumbido
Saiba como identificar a perda de audição e as principais causas da surdez repentina

A deficiência auditiva e a surdez são, respectivamente, perdas parciais e totais da audição, que dificulta a compreensão e a comunicação com os demais. 
A perda auditiva pode advir de diversas causas, como problemas congênitos (quando a pessoa já nasce surda) ou adquirida ao longo da vida, seja por traumatismo, predisposição genética ou doença que afete o ouvido. 

Tipos de surdez: a surdez pode ser classificada de acordo com o seu tipo:

Surdez de transmissão ou condução

Ocorre quando a passagem do som para o ouvido interno é bloqueada por algo que afeta o ouvido médio ou externo, e as causas costumam ser tratáveis ou curáveis, como acúmulo de cera, rompimento do tímpano, infecções do ouvido ou, raramente, tumores.

Surdez neurossensorial

Costuma ser o tipo mais comum de surdez e acontece pelo comprometimento do ouvido interno, de forma que o som não consegue ser transmitido ou processado pelo cérebro, devido a motivos como exposição a ruídos muito altos, degeneração das células auditivas com o passar dos anos, doenças circulatórias ou metabólicas (diabetes ou pressão alta), doenças genéticas ou, raramente, tumores.

Surdez repentina ou surdez súbita

Entenda quais são as causas da surdez repentina com zumbido
A perda de audição repentina geralmente tem causa idiopática, ou seja, é desconhecida. Sabe-se que mecanismos microcirculatórios não bem estabelecidos, causas virais, pelo vírus herpes simples ou zoster podem estar relacionados com a perda de audição.
Há também casos onde ocorre a surdez repentina com zumbido, o que pode ser causado por uma série de fatores, de modo que ao identificar a surdez repentina com zumbido, é recomendado consultar um otorrinolaringologista imediatamente. O tratamento para a surdez repentina com zumbido deve ser feito apenas por um profissional capacitado.

Causas diversas de perda auditiva

Outros motivos que podem causar surdez repentina com zumbido ou perda de audição ao longo da vida, seja gradual ou repentina, são:
  • Presença de líquidos no ouvido médio, como secreções;
  • Cera, em grande quantidade, no ouvido externo;
  • Presença de corpo estranho, como grãos de arroz, dentro do ouvido (causa muito comum entre crianças);
  • Otite média crônica ou aguda;
  • Otosclerose, uma doença em que um ossículo do ouvido, o estribo, para de vibrar e os sons não conseguem ser transmitidos;
  • Exposição a barulhos excessivos por longos períodos, como de máquinas industriais, armas, foguetes, música alta, entre outros ruídos acima de 85 decibéis, que causam lesão no ouvido interno.
Entre em contato para agendar uma consulta e tratar a surdez repentina com zumbido, dores no ouvido e muito mais!
Share by: