Otite Média, Otite Interna, Otite Externa

Otite média, Otite Interna, Otite Externa
O nome “otite” diz respeito a uma inflamação que pode ocorrer no ouvido médio, externo ou interno. Seu principal sintoma costuma ser a dor de ouvido e é causada, principalmente, pela presença de determinados microrganismos na orelha.
A condição é, geralmente, classificada de acordo com a parte que acomete o ouvido. Nesse sentido, para saber como tratar a otite, é preciso, primeiramente, compreender mais sobre os três tipos da doença:
  • Otite média;
  • Otite externa;
  • Otite interna. 
Atualmente, as três partes do ouvido acometidas pela doença são chamadas de otite externa, média e interna, isso porque a principal causa da otite está sempre relacionada à porção do ouvido que é atingida. 

De toda forma, todos os tipos de otite têm em comum a presença de microrganismos como fungos, vírus ou bactérias, que levam ao processo infeccioso no local.  

Os principais tipos de otite

A otite média

A otite média aguda acontece quando a infecção ocorre por uma determinada via: as bactérias ou vírus entram no ouvido médio mediante o acúmulo de muco na nasofaringe, através da tuba auditiva, canal que comunica o nariz com ao ouvido médio. Quando o paciente está gripado ou resfriado, a nasofaringe costuma ficar congestionada, cheia de muco, e é quando os microrganismos entram pela tuba auditiva e chegam ao ouvido médio.

Visto isso, pode-se afirmar que esse tipo de otite é, muitas vezes, decorrente de algum resfriado, gripe, sinusite, infecção respiratória ou faringite, ainda que também possa ser consequência do acúmulo de muco causado por processo alérgico, como rinite. 

Trata-se de um tipo de otite mais presente entre crianças devido ao fato de que a tuba auditiva delas é significativamente menor e apresenta angulação que facilita a passagem de secreções e líquidos pelo canal.

A otite externa

A otite externa é ocasionada, na maior parte das vezes, pela presença de feridas no canal auditivo externo ou excesso de umidade, ambos ocasionados por hábitos de higiene, tais como o uso de cotonete ou introdução de objetos que possam empurrar a cera mais profundamente no ouvido. 

Tais condições são convenientes para a proliferação de bactérias e fungos, que levam à infecção e à consequente dor. A otite externa, inclusive, é muito comum em períodos de férias de verão, em que as pessoas ficam em constante contato com água (seja na praia ou piscina), facilitando o aparecimento de fungos na região do ouvido externo. 

Otite interna

A otite interna aparece no ouvido interno, em que estão presentes estruturas responsáveis pelo equilíbrio corporal (labirinto) e pela audição (cóclea). Visto isso, a otite envolvendo essa área pode causar a labirintite infecciosa, que provoca diversos sintomas específicos e é tratada como doença, e também perda auditiva neurossensorial.
Share by: