Secreção no ouvido: causas e tratamento adequado

Secreção no Ouvido
As causas mais conhecidas que levam ao acúmulo de secreção no ouvido são provenientes do ouvido médio ou do ouvido externo, e recebem o nome de otite.  As causas de secreção no ouvido mais comuns são:
Na maior parte dos casos, a otite média (mais presente entre as crianças) causa rupturas no tímpano, liberando material infectado no ouvido médio. 
A ruptura da membrana timpânica tende a fechar espontaneamente, sem que haja necessidade de intervenção médica, mas pode acontecer da perfuração se manter, quando pode ser recomendada uma timpanoplastia.
Essa perfuração pode, ainda, ser resultado de lesão ou cirurgia. Quando ela persiste, aumenta consideravelmente as chances de desenvolver infecções crônicas do ouvido médio, ocasionando corrimento na orelha, a conhecida secreção no ouvido.
Em todos casos, o médico precisa ser contatado o quanto antes, para que seja designado o tratamento correto (que dependerá da causa da otite). 
Há ainda outras causas sérias de secreção nos ouvidos, ainda que mais raras, e incluem:

Fratura da base do crânio

Lesões graves na cabeça, como um choque ou uma fratura do crânio, podem também provocar secreções no ouvido, normalmente com sangue (fístula liquórica).

Tratamento

Esses casos se tratam de emergências médicas, sendo o tratamento estabelecido conforme cada caso.

Otite externa necrosante

A otite externa necrosante é uma variação grave da infecção da orelha externa. Ocorre mais entre pessoas com diabetes ou que sofrem de alguma doença que comprometa o sistema imunológico. 

Tratamento

O tratamento para esse tipo de secreção no ouvido, otite consiste na limpeza do canal auditivo, utilização de medicamentos tópicos e antibióticos via oral por tempo mais prolongado.

Colesteatoma

O colesteatoma nada mais é que um crescimento benigno de pele atrás do tímpano, no ouvido médio e mastoide (osso temporal), e geralmente é decorrente de infecções no ouvido, podendo ser, inclusive, uma condição de nascimento. 
Pode apresentar fluído com mau cheiro e, se continuar a crescer, chega a causar pressão e desconforto. 

Tratamento

O tratamento dessa condição se dá exclusivamente via procedimento cirúrgico, denominado mastoidectomia, de maneira a evitar problemas mais graves.

A mastoidite se trata de uma inflamação no osso que se localiza atrás da orelha, chamado de osso mastoide. 
A complicação pode acontecer devido à presença de otite mal cuidada, levando as bactérias a se espalharem pelo ouvido até esse osso. 
A inflamação causa sintomas como inchaço, dor ao redor do ouvido, vermelhidão, febre e presença de secreção amarelada. 

Tratamento da doença e da secreção no ouvido

Em geral há necessidade de internação para uso de antibióticos na veia e muitas vezes pode necessitar drenagem cirúrgica.

Veja mais:
Share by: