Timpanoplastia

Qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia
Entenda o que é timpanoplastia, quando é indicada e quais os cuidados necessários. Veja também como marcar consulta numa Clínica Otorrino para tirar suas dúvidas. 

O que é timpanoplastia?

A timpanoplastia é uma intervenção cirúrgica que visa a reconstruir a membrana timpânica quando ela apresenta perfuração e possíveis erosões nos ossículos da audição, o martelo, a bigorna e o estribo. Essas alterações podem ter diversas causas, como otite média, na maior parte dos casos ou no ouvido.
O procedimento é realizado através da utilização de um enxerto medial ou lateral à membrana timpânica.

Qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia?
 
Saber qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia é uma dúvida comum, porém é impossível responder sem antes analisar diversos fatores como o hospital em que ela será realizada e o uso de materiais, de modo que é recomendado consultar um otorrinolaringologista para saber qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia.

Quando a timpanoplastia é indicada?

A Timpanoplastia é uma cirurgia indicada em casos de perfurações no tímpano. 
Os sintomas mais comuns são relacionados à secreção do ouvido (principalmente em contato com a água), dor no ouvido e perda auditiva.
Alguns pacientes também podem se queixar de secreção nos ouvidos, conhecida como otorreia, quando gripadas ou resfriadas. 
Uma perfuração no tímpano, se não acompanhada, pode evoluir para uma piora de perda auditiva. Além disso, pacientes com o tímpano perfurado são aconselhados a não tomar banhos de piscina ou de praia, uma vez que a água pode atingir o tímpano perfurado e piorar o caso, levando a infecções.
Pacientes que não tiverem outras complicações e que não apresentarem sintomas podem ser acompanhados clinicamente para evitar a cirurgia. 

A cirurgia

Na noite anterior à cirurgia, consumir uma refeição leve, e não esquecer do período de jejum, necessário devido à anestesia necessária para a realização da cirurgia. 
O procedimento tem como objetivo reconstruir a membrana do sistema tímpano-ossicular (composto pela membrana e os ossículos do ouvido), responsável por enviar o som que captamos até a orelha interna, onde encontra-se a cóclea, o órgão da audição, evitando assim, a penetração de água à orelha média. 
Após a cirurgia, pode haver recuperação dos níveis anteriores de audição, o que dependerá do grau de comprometimento da perda auditiva. Se muito avançada, a recuperação auditiva pode não acontecer por completo. 

Pós-operatório e recuperação da cirurgia

Timpanoplastia: Antes e Depois qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia
Os pacientes que realizam uma timpanoplastia, geralmente permanecem por uma noite no hospital.
Durante os primeiros 10 a 14 dias, é necessário repouso. Durante os primeiros 30 a 60 dias, o paciente precisará abrir mão de tarefas que exijam força.
Também, é importante lembrar que viagens aéreas também não devem ser marcadas nos primeiros 1 ou 2 meses após a cirurgia, já que a membrana ainda estará sensibilizada e pode ser afetada pela pressão. Esse período varia de acordo com a recuperação de cada paciente.
Durante a recuperação, o paciente permanece com curativo dentro do ouvido, o que pode causar a sensação de ouvido entupido (como se houvesse água no ouvido), o que é normal. Em geral, após 60 dias da cirurgia, é realizada uma audiometria para verificar a recuperação auditiva.

Conheça a Clínica de Otorrino e tire dúvidas sobre timpanoplastia

Se saber qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia é sua dúvida, consulte nossa clínica!
A clínica da Dra. Inesângela Canali conta com um time de profissionais especializados, além de equipamentos de última geração para tratar casos de timpanoplastia de maneira individualizada, levando em consideração as particularidades de cada paciente. Muitas pessoas desejam saber qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia, porém é impossível dizer qual o valor de uma cirurgia de timpanoplastia sem avaliar as condições do paciente e as circunstâncias.
Conheça a Clínica Otorrino Pediatra e marque uma consulta para tirar suas dúvidas.

Alguns sintomas comuns:

Outros sintomas comuns de pacientes que consultam um otorrinolaringologista são:

Share by: